sexta-feira, 29 de agosto de 2008

CRÔNICA_MÔNICA


A educação evolui com o passar dos anos, se transforma com o avanço da tecnologia e novas descobertas na área cientifica.
Na idade media, a arte de educar era dever dos monges e padres e privilegiava somente os filhos de fazendeiros, comerciantes...
O conhecimento era limitado, somente se ensinava o que era conveniente aos religiosos, como dogmas, a sagrada escritura, grandes teólogos...
Algumas obras de filósofos eram proibidas, pois contrariavam as concepções religiosas e colocavam em duvida as praticas religiosas da época.
Esse conhecimento era repassado em mosteiros, salas escuras e grandes. As construções eram de aspecto desagradável, com expressão de abandono e descaso pela educação.
Os tempos mudaram e a concepção de educação também. Com a modernidade, viu-se a necessidade de pessoas competentes com aptidões diferenciadas para manipular maquinas, administrar industrias...
Neste momento observou-se que a educação teria que dar preferência a essa carência de conhecimento, destacando o professor como individuo preparado para repassar conhecimento, também comprometendo o estado com a educação, garantindo pela lei estrutura para uma educação de qualidade para todos.
A educação gradativamente deixa de ser transmissão da doutrina cristã para dar ênfase ao aprendizado que da oportunidade a todos de se tornarem pessoas com caráter e visão critica do mundo no qual fazem parte.

sábado, 23 de agosto de 2008

LETIANE SOARES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A DISCIPLINA

Sou formada no magistério e tenho um pouco de experiência na educação infantil como monitora e 2ª professora. Trabalhar com as crianças é muito bom, o afeto, o carinho, as cartinhas e os abraços que recebemos delas é gratificante. Infelizmente não tive condições de seguir nesta área na época. Quando pude retornar aos estudos surgiu a oportunidade deste curso e espero que esta disciplina contribua para a formação de professores, embasados, desde o contexto histórico até as conquistas histórico-sociais que contribuem para a organização escolar, preocupados e conscientes de seu papel na educação e na formação dos jovens.

LETIANE SOARES EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

Da minha experiência escolar guardo boas lembranças dos professores, dos meus colegas, das brincadeiras de criança, das festas comemorativas, do carinho e do afeto das pessoas que estiveram comigo neste período e acima de tudo do amor que eu sempre tive pelos estudos principalmente pelas disciplinas de cálculos.

ALINI BORDIGNON EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

Como estudante, eu sempre tive a visão de que a escola era nossa segunda casa e os professores e todos os membros da escola eram a nossa segunda família. Sempre respeitei e admirei muito aqueles que estavam lá para nos preparar para o nosso futuro, para a nossa vida.
Sou e sempre serei grata aos professores que passaram por mim e que me ensinaram o que sei hoje, que nos aconselhavam e até aturavam nossas bagunças!

ALINI BORDIGNON EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A DISCIPLINA

Olá!

Por enquanto, eu ainda não tive a oportunidade de lecionar, de exercer a profissão que tenho sonho em exercer, mais quando eu tiver essa oportunidade, eu quero dar o meu melhor, quero ser uma professora que deixe marcas na vida dos alunos, não quero ser somente mais uma professora que passou por eles.
Espero que esta disciplina abra os horizontes, que nos enriqueça, nos auxiliem, faça termos uma visão mais ampla do mundo escolar para que possamos ser excelentes professores, pois as experiências descritas, comentadas são uma grande lição para nós que estamos entrando nessa caminhada!

MONICA DORDETE DE FREITAS EXPÊRIENCIAS ESCOLARES

Minhas experiências escolares são somente como discente. Estudei em três escolas diferentes. Minha alfabetização deu-se numa escola rural onde a professora era uma "guerreira" pois era ao mesmo tempo faxineira, cozinheira e lecionava para quatro séries distintas ao mesmo tempo. O ensino fundamental e médio cursei numa escola do centro da cidade. Conclui o ensino médio regular hoje estou na primeira graduação.

MONICA DORDETE DE FREITAS EXPERIENCIAS PROFISSIONAIS E EXPECTATIVA

Olá, sou formada no ensino médio regular, não tenho experiência como professora. Trabalho na area da saúde pública como auxiliar de enfermagem à alguns anos. Esta é a minha primeira graduação, coloquei grandes expectativas nesssa experiência de ensino à distância, algumas já foram superadas, porém, ainda sinto dificuldades e percebo falhas nesta modalidade de educação.
Espero que a disciplina de organização escolar nos ajude a lidar com situações conflitantes em nosssa carreira profissional como educador.